Início > Howto's, mini-howto's & dicas > Slackbuilds: O que são, e como usá-los?

Slackbuilds: O que são, e como usá-los?

É uma dúvida de muitos usuários de Slackware como funcionam e o que são os tais “Slackbuilds” que são tão falados por aí. É raro alguém não ter visto ainda alguma mensagem em algum fórum, site ou blog parecida com “tente instalar o programa X por SlackBuild”, ou “instalei o programa X aqui pelos SBo e funcionou direitinho”. Por meio deste post, espero poder esclarecer um pouco o que são esses scripts e como utilizá-los para criação de pacotes no seu Slackware.

O que são os Slackbuilds?

Também chamados de SBo’s, os Slackbuilds são shell scripts com a função de automatizar a criação de pacotes tgz para o Slackware, e devem se encontrar no diretório  source do programa a partir do qual será gerado o pacote tgz.

Como usar os Slackbuilds: Instalando um programa

Vamos agora entender como instalar um programa com o uso de Slackbuilds.Tomarei como exemplo o navegador Internet Opera, na versão 9.62.

Passo 1: Vá ao site www.slackbuilds.org. No campo de pesquisa digite o nome do programa que deseja, selecione sua versão do Slackware e clique em “Search”.No nosso caso, “opera” para Slack 12.1. No nosso exemplo, achamos o Opera neste link.

Passo 2: Faça o download do SlackBuild da aplicação que você deseja em um diretório de sua preferência.No nosso exemplo, /home/gsxs/tmp.Após o download, descompacte o arquivo .tar.gz que foi baixado com o comando “tar -zxvf opera.tar.gz” (onde opera é o nome do arquivo).Você deve ter uma árvore de diretórios parecida com esta:

./opera
|– README
|– opera.info
|– opera.SlackBuild
|– opera.desktop
|– opera.png
|– slack-desc

Passo 3: Faça o download do código fonte do programa, no link download source e salve-o no mesmo diretório onde você extraiu o conteúdo do SBo ( /home/gsxs/tmp/opera, no nosso caso).O endereço do download também pode ser verificado no arquivo opera.info baixado junto com o SBo.

Só para relembrar: O script SBo não inclui o código fonte do programa.Os dois arquivos devem ser baixados separadamente.

Passo 4 (geralmente desnecessário): Caso a versão do aplicativo que você está baixando seja mais nova que a especificada no arquivo opera.SlackBuild (sugestão:dê uma olhada no arquivo para entender melhor o script), você terá que editar o script adaptando-o.Por exemplo:Supondo que tivéssemos feito o download da versão 9.63 do opera e estivessemos com um script para a versão 9.62, bastaria editar o arquivo opera.SlackBuild e na linha VERSION=9.62 substituir 9.62 por 9.63.Simples não?

Passo 5: Como root, dê permissão de execução ao script opera.SlackBuild com o comando #chmod +x opera.SlackBuild e execute-o com o comando #./opera.Slackbuild.

Passo 6: No final do script, você deverá ter visto as seguintes linhas, as quais dizem que seu pacote foi movido para o diretório /tmp e está pronto:

Gzipping opera-9.62-i386-1_SBo.tar...
Renaming opera-9.62-i386-1_SBo.tar.gz to opera-9.62-i386-1_SBo.tgz...
Moving opera-9.62-i386-1_SBo.tgz to /tmp...
Package creation complete.

Passo 7:

Entre no diretório /tmp e instale seu novo pacote como root com o comando #installpkg opera-9.62-i386-1_SBo.tgz e pronto! Agora você já tem um novo pacote.Caso desejar, pode deletar o Source do programa e o script SBo para ganhar algum espaço no HD.

Quando quiser remover o pacote, simplesmente entre no diretório /var/log/packages e remova o pacote com o comando #removepkg opera-9.62-i386-1_SBo.tgz.

Prontinho, agora você já sabe instalar seus programas por SBo.À primeira vista pode ser causada uma impressão de que os passos acima descritos são complicados, longos e demorados.Muito pelo contrário.Após instalar seu primeiro programa, crie mais alguns pacotes com os SBo’s que você verá que é tudo muito simples, rápido e prático.

Bom, por hoje é isso.

Até a próxima! ;D

Anúncios
  1. 5
    março 14, 2009 às 00:10

    Muito boa explicação.
    Linux ? quem sabe com suas informações em um futuro próximo não será minha área de trabalho também ? 😛
    Até

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: