Início > Windows > VMWare – Rodando o Linux no Windows

VMWare – Rodando o Linux no Windows

O porquê de eu gostar tanto do VMware

Ahh quando eu não conhecia Linux..Era uma pena, realmente. Não dava mais pra aguentar, eu ouvia falar mas não sabia nem o que era, só sabia que era algo estranho que ninguém por aqui gostava e nem sabia usar. “Técnicos” daqui me disseram pra nem tentar por esta porcaria que eu ia detonar com meu PC. Ignorei e decidi aprender. Se a curiosidade matou o gato, que me matasse também. Definitivamente, eu ia descobrir o que era isso  e instalar no meu PC. Aí eu descobri: Era um sistema operacional, assim como o Windows. Todo mundo dizia que era simples e fácil instalar, mas eu não sabia. Tinha que mexer em partições, e isso podia “detonar” meu HD, bye bye pro meu Windows .Como eu iria usar o PC? Droga, não quero instalar tudo de novo se eu estragar, e não quero perder minhas coisas.Então eu descobri o VMware.Ah, que coisa boa, agora sim, faço o que eu quiser sem por em risco meu PC! Se você ainda não ouviu falar sobre VMware, veja exatamente o que é na wikipedia 😀

VMware é um software que permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a software de outros sistemas operacionais (definição da wikipedia).

Resumindo: Com VMware podemos criar, literalmente, outro PC “lógico” dentro do nosso”físico”, como se ele realmente existisse fora da nossa máquina.

Como foi graças ao VMware que consegui iniciar no mundo Linux, achei que valeria a pena gastar algumas horas fazendo um tutorial bem explicadinho de como baixá-lo e instalá-lo. Assim, caso você esteja receoso em tentar pelo menos experimentar uma instalação do Linux em seu PC, faça-a no VMware.  Agora chega de falação e vamos lá!

Registrando-se, obtendo a licensa e fazendo download

Vá ao site do VMWare, e clique em Baixe Agora (ou Avalie agora) .

Você será redirecionado a uma nova página (em inglês), a qual lhe informará que o produto que você está baixando é trial, ou seja, poderá ser utilizado por 30 dias.Após esse prazo, o programa expirará e será necessária a compra de uma licensa.

Porém, mesmo na versão trial, é necessário  registrar-se (o que felizmente não é uma tarefa muito complicada, só chata :-P).Na página que abriu após clicar em Baixe agora, preencha na coluna da direita (New to VMWare?) seu nome, sobrenome e endereço de e-mail respectivamente e clique em continue.

Tela de registro

Na próxima tela (Tell us about yourself) digite as informações necessárias (as com *).

O que o site pede:

  • First name → Seu primeiro nome
  • Last Name Seu sobrenome
  • Company Sua empresa
  • Job Title Seu cargo
  • Work email Seu email que já está cadastrado.
  • Business Phone Telefone de onde você trabalha
  • Address Endereço
  • City Cidade
  • Zip/Postal Code CEP
  • Country País
  • Create a password A senha que você irá criar
  • Re-enter password Repita a senha
  • Number of employees Número de empregados(caso você seja dono de uma pequena empresa, como Microsoft :-P)

O resto é só marcar.Caso não tenha muita paciência como eu(você irá precisar desta paciência depois), ponha qualquer coisa e clique em Register.No fim da página, não esqueça de marcar o quadrinho I agree to the terms and conditions outlined in the Evaluation End User License Agreement.

Após clicar em register, vá ao seu e-mail e clique no link de ativação da conta (você receberá 2 emails, o link está no com o assunto VMware vSphere Evaluation.Clique em Activate My Evaluation)

Na página que abriu, clique em Downloads, e selecione  a aba Desktop Downloads.Ao lado de VWware Workstation, clique em Download.

Baixe VMWare Workstation

Na página seguinte, na seção Need a VMware workstation license? Clique no botão Evaluate, abaixo de Try VMware Workstation.

Evaluate
Na página que abrir, clique em continue, no lado direito da página.

Vai abrir a página Tell us about yourself novamente.Marque qualquer coisa e não se esqueça do quadrinho I agree to the terms and conditions outlined in the VMware Workstation 6.5 End User License Agreement.

Na próxima página, finalmente o download.Em binaries, clique em Binary (.exe) e faça o download com seu gerenciador de download preferido (de preferência um bom, pois são 462MB.FlashGet e GetRight são boas escolhas).

Você também receberá um email com sua licensa e o link para download do VMware.Verifique seu email, clique em Activate My Evaluation e na página que abrir, veja sua licensa.Guarde-a para usá-la na hora da instalação.

vmware4


Instalando o VMware Workstation 6.5

Após nosso querido download de 462MB, execute o arquivo baixado VMware-workstation-6.5.2-156735.Aqui demorou um bocado para o assistente de instalação começar, cerca de uns 10minutos (levando em conta que meu computador não é dos melhores).

  1. Na primeira tela de instalação, clique em Next.
  2. Vamos realizar um instalação simples, sendo assim, na próxima tela marque Typical e prossiga (next).
  3. Selecione onde deseja instalar o VMWare e next de novo.
  4. Selecione os atalhos que deseja (preferência pessoal: deixe como está e desmarque a última caixinha), e Next.
  5. Clique em Install e agurde enquanto o programa é instalado
  6. Após a instalação, verifique no seu email e insira seu serial number
  7. Clique em Finish e pronto, seu VMware está finalmente instalado!O setup perguntará se você deseja reiniciar o computador agora para que a instalação fique completa.A escolha é sua 😀

Criando uma máquina virtual e rodando outro sistema operacional

Agora que já instalamos nosso VMware, vamos criar uma máquina virtual e rodar algum sistema.Usarei no exemplo o Slackware 12.2, pois já tenho a ISO no pc.

Abra seu VMware através de Iniciar>Programas>VMware>VMware Workstation ou do atalho que foi criado na sua área de trabalho.Marque Yes, I accept… e de OK.

O programa abre e mostra alguma dica.Clique em close para fechá-la.Caso você não queira essas dicas sempre, desmarque o quadrinho Show tips at startup e clique em close.Novamente aparecerá outra janelinha lhe avisando quanto dias de teste você ainda possui.É o suficiente para conhecer o VMware 😀

Clique em New virtual machine, na aba Home da tela principal do programa.

O assistente para criação da máquina irá abrir, como só queremos conhecer o Linux, marque Typical para uma instalação mais simples e next.

Na próxima tela, devemos selecionar de onde iremos inciar (boot) nosso sistema operacional.Marque a primeira opção, Installer disc, caso você queira iniciar seu SO de algum CD ou DVD que tenha.Usaremos aqui a opção  mais comum, que é a Installer disc image file (iso), onde seleciona-se um arquivo ISO (de imagem) do computador e o sistema inicia à partir dele.

Selecionando o Sistema OperacionalCaso queira iniciar somente a máquina sem nenhum Sistema Operacional, marque a opção I will install the operating system later.

Na próxima tela selecione o Sistema Operacional que você escolheu em Guest operating system e a versão em Version e clique em next.No nosso caso, Linux e Other linux 2.6.x kernel, respectivamente.

Agora, respectivamente digite o nome desejado da máquina e o local onde ela será armazenada (recomendo que deixe o padrão, que é Meus documentos>My Virtual Machines).Clique em Next.

Nesta próxima tela, vamos definir o tamanho do HD de nossa máquina virtual.Em Maximum disk size (GB) digite o tamanho em GB que seu HD virtual deverá ter.Como estou instalando aqui o Slack full, mas só para conhecer, deixarei 6 GB (a instalação completa ocupa 4.6GB).Abaixo, você pode selecionar se deseja que seu HD tenha apenas um arquivo (de 6GB, no nosso caso) sendo o HD, ou se você deseja dividí-lo em arquivos de 2GB.Fica à seu gosto.Clique em next para prosseguir.

Nesta última tela, o programa mostra as configurações com as quais a máquina será criada.Caso deseje alterar alguma coisa, clique em Customize hardware….Não abordarei isto aqui pois geralmente não é necessário (o mais comum é aumentarmos um pouco a memória, para a máquina não ficar muito lenta).Após clicar em finish, caso deixe marcada a opção Power on this virtual machine after creation, a máquina já inciará.Após clicar em finish, caso deixe marcada a opção Power on this virtual machine after creation, a máquina já inciará.

Slack 12.2

Pronto, você já tem sua máquina virtual e pode rodar o S.O. que quiser nela, principalmente diversas distribuições Linux, que precisam de pouca memória para rodar, e o melhor: pode mexer em tudo, configurar, desconfigurar, instalar, desinstalar e experimentar tudo à vontade, sem nenhum dano real ao seu PC.

E agora, tá esperando o quê pra baixar alguma distro Linux e instalar? 😀



 Need a VMware Workstation License?

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: