Inicial > Computação / TI / Informática, Software > Google Desktop: Buscando seus arquivos com eficiência

Google Desktop: Buscando seus arquivos com eficiência

O que é o Google Desktop

Basicamente, o Google Desktop é um software que indexa os arquivos do seu PC na cache local, o que facilita e agiliza a busca dos mesmos. Pense no comando updatedb e slocate do Slackware. Bom, é algo similar, porém um pouco mais completo.

Em termos mais simples: o programa vai criando uma lista dos arquivos do seu pc, e quando você precisa buscá-los, ao invés de o programa precisar procurar por todo PC, ele simplesmente olha se o arquivo está na lista (ou se o que você digitou faz parte de algum arquivo da lista). Se estiver, ele lhe dá localização e as demais informações.

Por exemplo, supomos que eu lembre que tenho algum arquivo de texto no pc, e sei que este arquivo tem a palavra “telefone”. Lembrando que a palavra “telefone” não precisa ser ou estar no título do arquivo, se ela aparecer em qualquer lugar, o google desktop nos mostrará onde está o arquivo que a contém. O mesmo pode ser utilizado para partes de nomes de músicas, filmes etc, o que realmente é algo muito muito útil.

Obtendo e instalando

Primeiramente, é necessário fazer o download do Google Desktop (este link que encontrei para download esttá em inglês, porém creio não ser um grande empecilho, visto que quase todas configurações serão explicadas aqui). Faremos o download do pacote em rpm e depois o converteremos para tgz.(Download gratuito (.rpm) – para Red Hat/Fedora/Suse/Mandriva x86)

Após baixado o pacote, vá até o diretório onde o mesmo se encontra e converta-o para tgz.

$ rpm2tgz google-desktop-linux-current.rpm

Feito isso, logue-se como root e instale o novo pacote com a ferramenta pkgtool.

# installpkg google-desktop-linux-current.tgz

O pacote será instalado em /opt/google. Lembrando que com esta forma de instalação o pacote pode ser facilmente removido no futuro com o comando removepkg google-desktop-linux-current.tgz dentro do diretório /var/log/packages.

Para iniciar o gd vá até /opt/google/desktop/bin/ e execute o arquivo gdlinux, o ícone do Google Desktop aparecerá na sua bandeja.

Ícone do Google Desktop na bandeja

Dando dois cliques no ícone (ou pressionando CTRL + CTRL) , será aberta a caixa de pesquisa rápida.

OBS: Teoricamente, o programa deveria começar junto com o boot do sistema, mas aqui isso não ocorreu. Para fazer o programa iniciar junto com seu Slackware simplesmente edite (como root) o arquivo /etc/rc.d/rc.local e adicione a linha /opt/google/desktop/bin/gdlinux.

Configurando

Clicando em Preferences… nos é apresentada a janela de configuração, com quatro abas: Local Indexing, Gmail, Display e Other.

Local Indexing

Search Types é possível aqui selecionar o tipo dos arquivos que serão indexados no seu computador, como arquivos HTML, documentos de texto do Word, Excel, do Writer ou do Calc do Open Office.

Search These Locations Sem mistérios, é onde o Google Desktop vai buscar os arquivos para indexação. É possível tanto remover quanto adicionar locais, respectivamente em Delete (ao lado do local especificado) e Add folder to search.

Don’t Search These Items Podem-se adicionar aqui arquivos ou diretórios nas quais o Google Desktop não deverá ter acesso, ou seja, o conteúdo dentro destes arquivos não será pesquisado.

Remove Deleted Items → Se caso na hora da indexação o Google Desktop indexou um arquivo que não está mais disponível no seu computador, marcando esta opção qualquer informação encontrada neste arquivo não será mostrada. Caso contrário, o arquivo será mostrado mesmo assim nos resultados das buscas.

Gmail

Caso você queira que o Google Desktop procure as informações em seus e-mails, marque a opção Index and Search email in my Gmail Account e insira aqui seu e-mail e senha.

Display

Em Quick Search Box, deixe marcada a opção Enable Quick Search Box whit Hot Key, assim, a caixa de pesquisa rápida será exibida pressionando-se as teclas de atalho.

Em Default Search Type For the Quick Search Box selecione onde o Google Desktop irá procurar as palavras chaves digitadas na caixa de pesquisa rápida. Como queremos usá-lo para pesquisar arquivos no nosso próprio computador, vamos marcar a opção Search Desktop.

Em Quick Find há algumas opções de pesquisa rápida, não muito importantes, preferi deixar como está aqui.

Em Number of Results selecione quantos resultados por página o GD deverá exibir.

Em Google Integration selecione se você deseja que os resultados da busca do seu gd apareçam no web site do google no seu PC. Obviamente só você terá acesso ao resultado das buscas 🙂

Em Keyboard Hot Key configure quais serão as teclas de atalho usadas para exibir a caixa de pesquisa rápida.

Other

Nesta aba, caso você queira notificar a Google sobre possíveis erros que por ventura venham a ocorrer no programa, marque a caixa de diálogo Send crash reports and anonymous usage data.

Bom, é isso, qualquer dúvida sinta-se livre para perguntar.

Até!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário